Associação Filarmónica Marialva De Cantanhede - Banda Filarmónica
Nota biográfica | Nuno Choupeiro

Nuno Filipe Gonçalves de Oliveira Choupeiro, nasceu em Travanca, Oliveira de Azeméis em 24 de Julho de 1983.

Depois de ter iniciado os seus estudos musicais na Escola da Banda de Música de Loureiro na classe de saxofone com o professor Rui Costa, ingressou na Academia de Música de Oliveira de Azeméis na classe de saxofone do professor Manuel Joaquim Mendes Silva, onde completou o 8º grau de saxofone.

Posteriormente estudou na ESMAE (Escola Superior de Música e artes do Espetáculo do Porto) – na classe do professor Henk Van Twillert e Fernando Ramos.

No ano de 2006, concluiu o curso superior onde ganhou o prémio Fundação Engenheiro António de Almeida, prémio atribuído ao melhor aluno do curso ( ESMAE ).

Participou em diversos Master-Classes com: Quarteto de Saxofones de Amesterdão; Henk van Twillert; João Figueiredo; Pablo Coello; Vitor Santos; Ed Boogard, entre outros.
Tem ainda trabalhado com vários maestros, entre os quais: António Saiote; Paulo Martins; Paulo Silva; Kevin Wauldron; Henk van Twillert; Ed Boogard; Mário Marzi; Luís Carvalhoso; António Baptista; Fernando Marinho; Diogo Costa; André Granjo, Gil Magalhães e Carlos Marques.

Apresentou-se em diversos países fora de Portugal, como: Espanha, França, Estados Unidos da América, Bélgica, Alemanha e Holanda.

Tem lecionado a disciplina de saxofone e classe de conjunto em várias escolas, nomeadamente Academia de Música de Arouca, Academia de Música de Cantanhede, Academia de Música de S. João da Madeira, Conservatório de Música da Jobra e Conservatório Regional de Música de Gaia.

Tem ainda ministrado cursos de aperfeiçoamento, master-classes e workshops em Portugal e Espanha.

Atualmente é maestro assistente da Banda de Música de Arcos de Valdevez, maestro e diretor artístico da Banda Filarmónica Marialva de Cantanhede e Orquestra Sinfonietta AMSJM.