Associação Filarmónica Marialva De Cantanhede - Banda Filarmónica
Resenha Histórica| Filarmónica Marialva de Cantanhede

A FILARMÓNICA MARIALVA DE CANTANHEDE foi apresentada pela primeira vez ao público em Cantanhede no dia 21 de setembro de 2017, dia de São Mateus, o santo padroeiro/protetor da cidade. Este dia é celebrado em Cantanhede com grandes festividades que se realizam na capela dedicada a este Santo.

Esta associação nasceu da vontade e união de um grupo de músicos e pais de músicos, que "arregaçaram as mangas" e prontamente iniciaram com determinação a formação de uma filarmónica que dignificasse o concelho de Cantanhede e pudesse levar longe o nome desta terra, onde as gentes da Gândara têm enraizado um especial e natural gosto pela música.

O desafio foi lançado em 18 de maio de 2017. Este grupo aceitou-o com coragem e arrojo e gradualmente edificou um projecto ambicioso, o qual com empenho e muita dedicação foi crescendo e fortalecendo, sempre com o principal objectivo de reforçar o papel associativo no contexto social, cultural e musical do Concelho de Cantanhede.

Neste momento, esta jovem instituição tem já uma Escola Música integrada na sua constituição, vocacionada para o ensino instrumental de sopros e percussão, com pólos em Cantanhede e Marvão. Os instrumentistas advêm, em grande parte, da Academia de Música de Cantanhede, e com o crescimento da Escola de Música da Associação, o objetivo é poder incentivar cada vez mais jovens alunos a iniciarem o seu percurso musical na Filarmónica Marialva de Cantanhede.

Apesar de bastante jovem, a Associação conta já com as seguintes valências: Filarmónica, Escola de Música, Marialva Royal Sax e Banda Juvenil.

A responsabilidade artística da Filarmónica está atribuída ao Maestro Nuno Choupeiro.